Com quase 2 bilhões de buscas mensais, o Pinterest pode ser para blogueiros e empresários uma ótima fonte de tráfego se utilizado corretamente. Não se trata de uma rede social e sim um motor de busca poderosíssimo para encontrar e salvar suas ideias!
Na sua página inicial (o feed), o algoritmo seleciona conteúdo que lhe interessa, esses Pins são considerados os "melhores" pois são classificados com base na qualidade. Mas, como o Pinterest escolhe esses Pins? 4 Fatores determinam: relevância, qualidade, qualidade do domínio e a qualidade do Pinner.
Vamos continuar simplificando o Pinterest? Veja nesse post como usar o Pinterest da melhor maneira para gerar tráfego para o seu blog!
Como usar o Pinterest para obter tráfego para o seu blog
Relevância:
Quando você usa as palavras-chave corretas está dizendo ao Pinterest do que se trata o conteúdo, e consequentemente se ele é interessante para o público, pesquisas e histórico de pesquisas específicas. Assim como o Google, o Pinterest prefere palavras-chave de cauda longa. Em meio há milhões de Pins, as palavras-chaves de cauda longa irão ajudar o seu Pin aparecer na busca inteligente.
Palavras-chaves de cauda longa, são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.
Qualidade do Pin
A qualidade é determinada pela popularidade do Pin. Quanto mais re-pins tiver, mais popular e de qualidade será.
Qualidade do domínio
Quando você tem uma conta empresarial e ativa os Pins avançados, o Pinterest consegue acompanhar a qualidade do seu site ou blog, conforme seus pins vão ganhando re-pins na plataforma. Se os Pins de terminada URL são populares, automaticamente aquele domínio é classificado como de qualidade e é adicionado mais vezes nos feeds onde podem ser interessantes.
Qualidade do Pinner
Aqui entra a questão de quantas vezes você salva conteúdo por dia e como é ativo na plataforma, aqui o Pinterest te avalia como criador de conteúdo.
Sobre o Perfil comercial no Pinterest:
Com um perfil comercial você terá acesso a análises do Pinterest e verificação do site, além de poder definir um nome corporativo para sua conta. Tudo isso lhe ajudará a crescer seu perfil e gerar mais tráfego ao seu blog!
Valide seu blog e adicione Pins Avançados
Os Pins avançados fornecem mais informações sobre o conteúdo e tem melhor desempenho no Pinterest, isso porque são puxadas todas as informações do seu blog para dar mais detalhes sobre o post. Veja a diferença, em fotos, de um blog com Pin avançado adicionado e o outro sem.
A Elaine Gaspareto já fez um post bem completo sobre como fazer essa alteração em um blog no Blogger, veja o post:
⇨ Como adicionar rich pins em um blog do blogger
Seu perfil precisa ter o mesmo nicho do seu blog
O objetivo é gerar tráfego para o seu blog através do Pinterest, então faça o possível para atrair pessoas que estejam interessadas em clicar no seu conteúdo. Se seu perfil é de DIY e seu blog fala sobre moda, quando você adicionar seus posts eles ficarão deslocados, e quem te seguiu por causa dos DIY's, provavelmente não se interessará em ler estes posts.
Pastas objetivas
Todas as suas pastas precisam ter um propósito e estar de acordo com o conteúdo do seu blog, nunca esqueça disso. É assim que irá atrair o público certo!
➺ Tenha pastas que seu público-alvo procura.
➺ Deixe os nomes das placas objetivos e sem enfeites. Ex: Invés de "Roupinhas lindas" renomeie como "Roupas para festas".
➺ Descreva do que se trata as pastas, usando palavras-chave de cauda longa na descrição.
Adicione descrição em todos os posts que salvar
Jamais esqueça da descrição sempre que salvar um post seu no Pinterest, além de descrever em poucas palavras o que o leitor irá encontrar no post, adicione também uma chamada para ação e assim o incentivará a clicar.
Por não ser uma rede social como Instagram, Facebook e Twitter, as publicações no Pinterest funcionam a longo prazo. Isso quer dizer que, os 6 primeiros meses, principalmente para novos perfis, podem ser a fase de teste de estratégias que funcionarão melhor para você. Nas outras redes sociais, conforme você posta as publicações imediatamente serão distribuídas no feed e aos seguidores, mas logo "morrerão". Independente do tempo da publicação, o seu Pin pode ser mostrado a outras pessoas semanas, meses ou anos depois a cada novo re-pin.
Tenho minha conta desde que o Simples Bella foi criado, mas só esse ano me dediquei a melhorar meu tráfego através do Pinterest, e apenas nos últimos 8 meses os resultados têm sido bastante satisfatórios.
Usar o Pinterest é uma ótima maneira de promover seu blog e seu negócio. Pode levar um tempo até achar a sua melhor estratégia na plataforma, mas a parte difícil você já faz: criar um bom conteúdo. Que tal parar agora para colocar as dicas em prática?
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Nanda, antes de mais nada muito obrigada pelo link! Minha audiência sobe e eu agradeço rsrsrsr
ResponderExcluirE parabéns pelo novo projeto.
Não é um tema fácil, não é um nicho que atraia acessos como moda, make, beleza e afins mas é um assunto que vicia e quando vira paixão a gente nunca mais larga. Se você gosta, se joga, se dedique como sempre faz e o crescimento virá com certeza!
Como eu disse não é um nicho fácil pois o público-alvo é prioritariamente composto por blogueiros e não por pessoas "normais" que navegam na rede... mas é muito, muito gratificante e prazeroso.
Parabéns de novo pelo novo projeto!
beijossss
Feliz pelo seu comentário, e com certeza continuarei linkando seu blog, é o mestre de dicas para blogs! <3
ExcluirRealmente não é um nicho fácil de manter, mas ao mesmo tempo sempre passa por atualizações, e como sempre estou por dentro do assunto é justo compartilhar.
Muito obrigada pela visita, beijos!
Encontrei seu blog por acaso, e confesso que adorei! Muita dica interessante pra quem busca um bom conteúdo. São poucos os blogs que focam especificamente nesse nicho. Com certeza voltarei mais vezes.
ResponderExcluirSucesso^^ Bjsss!
ola bom dia guiaparablogueiras ,Tráfego Viral Grátis + Lucro Com Poucos Cliques!]
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