Pinterest para blogueiros - Como usá-lo para gerar tráfego para o seu blog

Com quase 2 bilhões de buscas mensais, o Pinterest pode ser para blogueiros e empresários uma ótima fonte de tráfego se utilizado corretamente. Não se trata de uma rede social e sim um motor de busca poderosíssimo para encontrar e salvar suas ideias!

Na sua página inicial (o feed), o algoritmo seleciona conteúdo que lhe interessa, esses Pins são considerados os "melhores" pois são classificados com base na qualidade. Mas, como o Pinterest escolhe esses Pins? 4 Fatores determinam: relevância, qualidade, qualidade do domínio e a qualidade do Pinner. 

Vamos continuar simplificando o Pinterest? Veja nesse post como usar o Pinterest da melhor maneira para gerar tráfego para o seu blog!


Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog

Como usar o Pinterest para obter tráfego para o seu blog


Relevância:


Quando você usa as palavras-chave corretas está dizendo ao Pinterest do que se trata o conteúdo, e consequentemente se ele é interessante para o público, pesquisas e histórico de pesquisas específicas. Assim como o Google, o Pinterest prefere palavras-chave de cauda longa. Em meio há milhões de Pins, as palavras-chaves de cauda longa irão ajudar o seu Pin aparecer na busca inteligente.

Palavras-chaves de cauda longa, são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.

Qualidade do Pin


A qualidade é determinada pela popularidade do Pin. Quanto mais re-pins tiver, mais popular e de qualidade será.

Qualidade do domínio


Quando você tem uma conta empresarial e ativa os Pins avançados, o Pinterest consegue acompanhar a qualidade do seu site ou blog, conforme seus pins vão ganhando re-pins na plataforma. Se os Pins de terminada URL são populares, automaticamente aquele domínio é classificado como de qualidade e é adicionado mais vezes nos feeds onde podem ser interessantes.

Qualidade do Pinner


Aqui entra a questão de quantas vezes você salva conteúdo por dia e como é ativo na plataforma, aqui o Pinterest te avalia como criador de conteúdo.

Sobre o Perfil comercial no Pinterest:


Com um perfil comercial você terá acesso a análises do Pinterest e verificação do site, além de poder definir um nome corporativo para sua conta. Tudo isso lhe ajudará a crescer seu perfil e gerar mais tráfego ao seu blog!

Como ter um perfil para empresa no Pinterest




Valide seu blog e adicione Pins Avançados


Os Pins avançados fornecem mais informações sobre o conteúdo e tem melhor desempenho no Pinterest, isso porque são puxadas todas as informações do seu blog para dar mais detalhes sobre o post. Veja a diferença, em fotos, de um blog com Pin avançado adicionado e o outro sem.

As melhores maneiras de usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog

Como adicionar rich pins do Pinterest em um blog do Blogger

A Elaine Gaspareto já fez um post bem completo sobre como fazer essa alteração em um blog no Blogger, veja o post:

⇨ Como adicionar rich pins em um blog do blogger

Seu perfil precisa ter o mesmo nicho do seu blog


O objetivo é gerar tráfego para o seu blog através do Pinterest, então faça o possível para atrair pessoas que estejam interessadas em clicar no seu conteúdo. Se seu perfil é de DIY e seu blog fala sobre moda, quando você adicionar seus posts eles ficarão deslocados, e quem te seguiu por causa dos DIY's, provavelmente não se interessará em ler estes posts.

Pastas objetivas


Todas as suas pastas precisam ter um propósito e estar de acordo com o conteúdo do seu blog, nunca esqueça disso. É assim que irá atrair o público certo!


➺ Tenha pastas que seu público-alvo procura. 
➺ Deixe os nomes das placas objetivos e sem enfeites. Ex: Invés de "Roupinhas lindas" renomeie como "Roupas para festas". 
➺ Descreva do que se trata as pastas, usando palavras-chave de cauda longa na descrição.

Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog

Adicione descrição em todos os posts que salvar


Jamais esqueça da descrição sempre que salvar um post seu no Pinterest, além de descrever em poucas palavras o que o leitor irá encontrar no post, adicione também uma chamada para ação e assim o incentivará a clicar.

Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog

Por não ser uma rede social como Instagram, Facebook e Twitter, as publicações no Pinterest funcionam a longo prazo. Isso quer dizer que, os 6 primeiros meses, principalmente para novos perfis, podem ser a fase de teste de estratégias que funcionarão melhor para você. Nas outras redes sociais, conforme você posta as publicações imediatamente serão distribuídas no feed e aos seguidores, mas logo "morrerão". Independente do tempo da publicação, o seu Pin pode ser mostrado a outras pessoas semanas, meses ou anos depois a cada novo re-pin.

Tenho minha conta desde que o Simples Bella foi criado, mas só esse ano me dediquei a melhorar meu tráfego através do Pinterest, e apenas nos últimos 8 meses os resultados têm sido bastante satisfatórios. 

Como usar o Pinterest para divulgar meu blog

Usar o Pinterest é uma ótima maneira de promover seu blog e seu negócio. Pode levar um tempo até achar a sua melhor estratégia na plataforma, mas a parte difícil você já faz: criar um bom conteúdo. Que tal parar agora para colocar as dicas em prática?

VISITE A MINHA PASTA E CONFIRA MAIS DICAS:


Siga o blog na barra lateral e compartilhe esse post!

Tenho 20 anos, sou Alagoana mas moro no Espírito Santo há quase 5 anos. O Guia para blogueiras foi criado para que eu possa compartilhar ainda mais o que aprendi sobre blogs nesses 3 anos de blog.

4 comentários:

  1. Nanda, antes de mais nada muito obrigada pelo link! Minha audiência sobe e eu agradeço rsrsrsr
    E parabéns pelo novo projeto.
    Não é um tema fácil, não é um nicho que atraia acessos como moda, make, beleza e afins mas é um assunto que vicia e quando vira paixão a gente nunca mais larga. Se você gosta, se joga, se dedique como sempre faz e o crescimento virá com certeza!
    Como eu disse não é um nicho fácil pois o público-alvo é prioritariamente composto por blogueiros e não por pessoas "normais" que navegam na rede... mas é muito, muito gratificante e prazeroso.
    Parabéns de novo pelo novo projeto!
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz pelo seu comentário, e com certeza continuarei linkando seu blog, é o mestre de dicas para blogs! <3
      Realmente não é um nicho fácil de manter, mas ao mesmo tempo sempre passa por atualizações, e como sempre estou por dentro do assunto é justo compartilhar.
      Muito obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  2. Encontrei seu blog por acaso, e confesso que adorei! Muita dica interessante pra quem busca um bom conteúdo. São poucos os blogs que focam especificamente nesse nicho. Com certeza voltarei mais vezes.
    Sucesso^^ Bjsss!

    ResponderExcluir
  3. ola bom dia guiaparablogueiras ,Tráfego Viral Grátis + Lucro Com Poucos Cliques!]

    [Exclusivo] Descubra Como Ganhar Comissões Sem Precisar Vender Absolutamente Nada Através de Sites Criados e Atualizados Automaticamente

    E Mais: Receba Tráfego Viral Ilimitado 100% Grátis e Utilize Programas de Afiliados Desconhecidos Para Faturar Sem Precisar Criar Conteúdo
    http://bit.ly/RecebaTráfegoViralIlimitadoGrátis

    ResponderExcluir